Verificação das características técnicas de um site

Verificação das características técnicas de um site

Para a lista abaixo estamos supondo que o site esteja no ar e funcionando

Onde está hospedado?

Verifique onde o site está hospedado para determinar se é algum site gratuíto, por exemplo WIX, ou se foi feito em criadores de sites de empresas de hospedagem. Em ambos os casos não é possível realizar a manutenção ou melhoria.

O site é rápido?

Você pode até utilizar alguma ferramenta para medir a velocidade do Site entretando visualmente é possível notar se um site demora demais para carregar em relação aos demais.

Os mecanismos de pesquisa dão geralmente os primeiros lugares da pesquisa para os sites mais rápidos e então é necessário se atentar para isso.

Sites lentos podem significar servidores sobrecarregados, erros de programação ou ainda ataques criminosos. Se o site aparentemente estiver lento é necessário realizar uma investigação profunda das causas que geralmente iniciam pela descoberta de onde está hospedado e passam pela análise do código fonte.

Possui versão para celular?

Mais de metade dos acessos na internet são através de celulares. É necessário saber se o site em questão é responsivo ou ainda possui uma versão para smartphone.

Você consegue selecionar o texto do site?

É muito importante os textos serem selecionáveis. Mecanismos de pesquisa não conseguem ler textos das imagens e então tais informações não serão encontradas. Para saber se uma página está com o texto selecionável a técnica mais fácil e tentar realizar a selação com o cursor do mouse.

Outro ponto muito importante é a legibilidade: Textos em formato de imagem geralmente não são tão legíveis em smartphones.

Caso os textos principais do site ou informações importantes como títulos de produtos e descrições estejam em formato de imagem o correto é refazer.

Somente o texto maior é selecionável. Os demais não.


Veja Também